Arquivos mensais: maio 2014

Papel de parede substituindo outros materiais

Se tem um nicho no mercado de produtos para decoração que cresceu vertiginosamente nos últimos tempos foi o de papéis de parede. A diversidade de linhas que existe atualmente é enorme. São linhas assinadas tanto por designers quantos por estilistas, laváveis ou não, uma infinidade de texturas, enfim….pra todos os gostos.
A verdade é que o papel de parede traz um aconchego especial ao ambiente, e devido a grande tecnologia aplicada a esses produtos, hoje podemos reproduzir uma infinidade de materiais sem precisar gastar muito ou sacrificar materiais naturais ou muitos de nossos bichinhos.
Portanto se você gosta de criar ambientes diferenciados está aí uma grande oportunidade. Pra que gastar tanto com marcenaria em painéis de madeira e abrir mão de cerca de 4 ou 5cm (ás vezes bastante preciosos) se você pode usar papel de parede que sai mais barato, de fácil aplicação e pode se trocar facilmente se você enjoar?
papel1
papel2
papel3
O incrível é a textura desses papéis, passando a mão você sente os veios…
Existe a opção também de madeiras trabalhadas, como o tema da madeira de demolição, ou a madeira com trabalho de stêncil, fica bem bacana também…
papel4
papel5
papel6

E o couro, que tal? Diversas cores e você deixa o ambiente chiquérrimo! Mas tomando cuidado, não vamos colocar na sala toda….
papel7
papel8
papel9
O couro de outros animais e as peles também deixam qualquer ambiente elegante e sofisticado mas sempre usando o bom senso para não errar na dose. Da mesma forma que pode acrescentar pode pesar demais se não for bem calculado.
papel10
papel11
papel12
papel13
papel14
papel15
papel16
papel17
papel18
Podemos contar também com outros padrões que se aproximam demais de seus originais, como a imitação de jornais, tecidos e concreto aparente nas paredes.
papel19
papel20
papel21
papel22
papel23
A conclusão que se tira é de que hoje em dia os papéis de parede substituem muito bem os materiais que são objeto de desejo sem se gastar muito, com mão-de-obra facilitada, ecologicamente corretos e de fácil substituição.
Todos os modelos apresentados aqui são encontrados na Spazio Perfecto.

Cozinhas lindas

cozinha1_b
Casa Claudia Luxo

Me diz se não parece aquelas cozinhas super confortáveis de casa quando éramos criança? Mas bem repaginada, num conceito bastante atual. Com mesa e cadeiras bem modernas e detalhes nos revestimentos de parede, essa projeto prima pelo conforto.

cozinha2_b
Casa Claudia Luxo

A palavra chave aqui é a a modernidade. Com materiais bastante tecnológicos, essa cozinha se apresenta até com escultura na bancada e jardim na base dos armários. Repare que o teto e as paredes tem pintura padrão concreto.

cozinha5_b
Projeto Spazio Perfecto

Esse nosso projeto tem linhas bem limpas. O detalhe fica por conta do painel em laca cor berinjela. Bancada em quartzo.

cozinha7_b
Projeto Debora Aguiar

Este é um exemplo de cozinha simples e bonita. O painel em madeira com a placa de aço inox atrás da coifa dão o toque especial. Dá até vontade de cozinhar um pouquinho..

Nichos no banheiro

nicho

Em meus projetos de banheiro procuro, sempre que possível, inserir um nicho na área do box para acomodar shampoos, sabonetes, e vários outros produtinhos que todas nós adoramos. Acho mais interessante que os tradicionais porta-shampoos.
Estes espaços podem ser revestidos de diversos materiais: do próprio revestimento das demais paredes, pastilhas, mármores, enfim… A dica aqui é na hora de executar essa abertura de espaço deixar o fundo 0.5cm mais alto que a frente. É o suficiente para que não caiam os produtos e principalmente para que não fique água do banho parada no espaço, ok? #ficadica

Mulher: Carreira ou filhos, uma escolha difícil

Recebi há um tempo atrás um e-mail da ADFórum com esse texto que retrata o dilema difícil em que vivem as mulheres atualmente. No texto o foco são as arquitetas e as designers de interiores mas acho que se aplica a todas as mulheres profissionais liberais. Resolvi então postar para vocês.

MULHER: CARREIRA OU FILHOS, UMA ESCOLHA DIFÍCIL

Pode parecer anacrônica essa discussão no século 21 afinal, as mulheres respondem por 47% da força de trabalho. Mas o conflito entre o exercício profissional e a vida familiar aflige milhares de arquitetas e designers de interiores. É comum neste segmento a interrupção da carreira para dedicar-se à família e a posterior retomada da atividade anos depois. Esse hiato acontece por volta dos 28 aos 30 anos em média. Como a atividade profissional no setor é marcada pela micro- organização, extremamente dependente de um indivíduo, a parada (ou redução das atividades) significa deixar de atuar com intensidade. E a volta com total energia ao mercado de trabalho é difícil. Se a carteira de clientes não estava desenvolvida ainda a coisa pode ser crítica. No retorno, a competição é mais intensa e as oportunidades são poucas. O que fazer?

A vida é feita de muitas escolhas, o tempo todo. Somos resultado dessas escolhas. Ser feliz e estar bem consigo mesmo são estados emocionais criados a partir desse processo de avaliar e decidir. A declaração da executiva citada aqui mostra uma mulher focada na carreira. Suas decisões são pautadas por essa dinâmica. Provavelmente, ela está feliz (talvez bata aquele arrependimento por alguns momentos, pode ser). Como você agiria? Pensaria no presente (estar com os filhos) ou decidiria influenciada pelo futuro e sua realização pessoal? Difícil! Será possível preparar-se para esse momento? Veja algumas sugestões:

a) Comece avaliando a possibilidade de construir uma organização que sobreviva sem a sua presença em tempo integral. Se a sua filosofia é “one woman show”, e você se sente estimulada por isso, repense.

b) Sociedade pode ser um formato adequado, melhor ainda se for com alguém do sexo oposto (e se as duas sócias engravidam no mesmo momento?!). Buscar um sócio é uma arte! Em geral, queremos alguém como nós. Será isso mesmo o melhor? Que tal associar-se a alguém bem diferente, com habilidades complementares? Por exemplo: um sócio pode ser mais criativo e outro mais executivo. Uma boa escolha, não acha?

c) Ter sócio não era o que você queria? Bem, forme uma equipe, desenvolva a sua habilidade de delegar, fortaleça essa equipe. Formamos pessoas que nos abandonam e montam seus escritórios, eles não são fiéis. Essa declaração é bastante ouvida no segmento. Mas quanto você investe na criação de um ambiente empresarial que motive essas pessoas a continuarem com você? Que tipo de líder é você? Inspirador? Empreendedor? Feitor? Se as pessoas ao seu redor se sentirem parte da organização e vislumbrarem um futuro nela, elas vão ficar com você, especialmente, se sua liderança for do tipo empreendedora e inspiradora.

d) Implante sistemas informatizados de gestão do escritório que permitam a você controlar tudo de forma rápida e eficiente. A Internet revolucionou a forma de gerenciar. Qual a sua relação com esse ambiente? Ih! sou criadora por isso escolhi essa profissão. Controles, gerenciamento etc……que esforço!!

É… tempo de mudar.

Qual o seu projeto de vida? Não abra mão de seus sonhos, quaisquer que forem eles. Lembre-se: a expectativa de vida hoje no Brasil já é superior aos 75 anos. Então pense comigo: se você estiver infeliz aos 35 (ou mesmo aos 50) ainda terá muito tempo para continuar infeliz com suas escolhas seja porque fez algo, seja porque não o fez. Você decide!

ARTIGO EXTRAÍDO ADFÓRUM

Salas de Jantar

JANTAR_DEBORAAGUIAR1
Projeto Debora Aguiar

Toda composição desta sala de jantar da Débora Aguiar é de materiais naturais: a madeira bruta da mesa, o tecido das cadeiras e do lustre, os arranjos da mesa e o fundo verde maravilhoso. Extremamente suave e de bom gosto, como sempre aliás.

JANTAR_DEBORAAGUIAR2
Projeto Debora Aguiar

Nesse projeto foram usados cores fechadas e escuras pontualmente, no lustre preto assim como nas cadeiras – aliás, notou que a cadeira central segue uma linha totalmente diferente das demais? A cortina marrom em um tecido mais encorpado trouxe uma sofisticação bem elegante a essa sala de jantar. Não achou?

JANTAR_DEBORAAGUIAR3
Projeto Debora Aguiar

Lindo, leve, claro, chique, aconchegante….

JANTAR_ROBERTOMIGOTTO1
Projeto Roberto Migotto

Característico do Roberto Migotto, uma mescla de peças contemporâneas com as clássicas, e cores claras refletidas no espelho, aumentam ainda mais essa sala de jantar.

JANTAR_ROBERTOMIGOTTO2
Projeto Roberto Migotto

Mais uma sala de jantar com mesa redonda, lustre de cristal, aparador espelhado e cadeira clássica como apoio lateral. Chique demais!

JANTAR_ROBERTOMIGOTTO3
Projeto Roberto Migotto

Uma sala de jantar bem contemporânea que também atende bem como sala de almoço. Linhas bem retas e claras. Ponto!

Salas de TV

Nada como um cantinho bem gostoso pra assistir um filminho com a família, principalmente se for inverno e com um balde de pipoca…Agora se esse lugar for parecido com alguns desses abaixo fica ainda melhor!

TV_dadocbranco1
Projeto Dado Castello Branco

Nessa sala de TV o projeto de Dado Castello Branco contou com bastante espaço para a criação. Em tons de branco e fendi, materiais como a madeira e a fibra da poltrona compõe muito bem para gerar um clima bastante aconchegante juntamente com o tapete que dá até vontade de deitar…

TV_casajd1
Casa e jardim

Um sofá ultra confortável é a peça principal dessa sala de TV. A parede rústica fazendo contraponto com a mesa de centro em laca e a marcenaria em madeira, criam um ambiente bastante descontraído.

TV_casajd2
Casa e Jardim

O espaço não é muito generoso mas esse ambiente foi desenvolvido com bastante critério e o resultado ficou bastante interessante. O tapete felpudo e a parede revestida de fibra criam uma acústica bem bacana pra essa sala de TV.

TV_casacluxo1
Casa Claudia Luxo

Podendo ficar aberta no verão e ser fechada no inverno, essa sala de TV tem uma iluminação natural privilegiada (dentre outras coisas, é claro). O ponto principal é o painel da TV e madeira de demolição.

TV_casaclaudia1
Casa Claudia

Depois de ver esse jardim vertical como pano de fundo pra TV, nem tem muito o que se falar …só resta a dúvida: olhar pra TV ou pro jardim? Lindo demais!

Varandas: o ambiente do momento

Se tem um ambiente que faz o maior sucesso hoje nos novos apartamentos é a varanda. Em função dela se transformou bastante a arquitetura dos imóveis. Diminuiu, de maneira geral, a metragem quadrada que se atribuía a cozinha e aos dormitórios para se ampliar as varandas.
Grande parte são gourmet, algumas são aproveitadas como salas de TV e outras somente como uma grande varanda (algumas nem tanto), mas todas bem aconchegantes e confortáveis.

varanda_fernandamarques1
Projeto Fernanda Marques

Neste projeto da Fernanda Marques o tom contemporâneo prevalece. Pode ser descrita como extensão do living, mas que está bem bacana está, vocês não acham?

varanda_fernandamarques2
Projeto Fernanda Marques

Alguém diria que não é uma sala de jantar?

varanda_camilaklein1
varanda_camilaklein2
Projeto Camila Klein

Esse cantinho da varanda criado pela Camila Klein tem uma iluminação bastante diferenciada. Além de usar as fitas de led embutidas nos contornos do gesso, foram usados pontos de iluminação dentro do contexto do paisagismo, nas velas e ainda na luminária temática de chão. Um charme!

varanda_spazio1
Projeto Eliane Barbieri e Cybelle Ferrari – Spazio Perfecto

Nesta varanda gourmet de uma cobertura em São Paulo nós valorizamos a bancada da pia e da ilha em quartzo com ladrilhos hidráulicos da Portobello. Os móveis em fibra natural dão a leveza do ambiente ( Spazio Perfecto).

varanda_spazio2
Projeto Eliane Barbieri e Cybelle Ferrari – Spazio Perfecto

Nada como um jardim vertical pra deixar o ambiente bem gostoso…

varanda_cclaudia1
Extraída de Casa Claudia

Não é todo mundo que tem o privilégio de ter uma varanda deste tamanho, mas repare que apesar de estar bem recheada de itens de paisagismo e mobiliárioa a circulação não foi prejudicada. Lindo!

varanda_robertomigotto1
Projeto Roberto Migotto

Neste projeto Roberto Migotto trouxe pra varanda os tons do momento: o cinza e o azul clarinho. Apesar de serem consideradas cores frias, em conjunto com o branco e o paisagismo resultou num ambiente sereno e bastante confortável.